Conceito Planet Positive da Metso Outotec oferece soluções energética e hidricamente eficientes

Por Conexão Mineral 13/09/2022 - 15:45 hs
Foto: Metso Outotec
Conceito Planet Positive da Metso Outotec oferece soluções energética e hidricamente eficientes
Marcelo Motti, vice-presidente de Vendas da Metso Outotec

A mineração sustentável e produtiva será o tom das soluções que a Metso Outotec vai mostrar durante a Exposibram 2022, que acontece em Belo Horizonte, de 12 a 15 de setembro. A empresa vai apresentar seu conceito de Planet Positive, posicionamento de mercado que foca na entrega de soluções energética e hidricamente eficientes. A presença local, com fábrica e centros de serviços na América do Sul, é a base da atuação da companhia. 

Na prática, a oferta da Metso Outotec no conceito de Planet Positive inclui equipamentos que permitem uma redução significativa no consumo de energia em relação às soluções disponíveis no mercado. A sustentabilidade aliada a produtividade envolve ainda soluções para mineração que aumentam a segurança da operação e da manutenção, ao diminuírem a intervenção humana no processo.

O conceito de Planet Positive também envolve o fornecimento de peças e componentes com maior tempo de vida útil, reduzindo a periodicidade de manutenção. A sustentabilidade – com segurança – abarca ainda a prestação de serviços: a Metso Outotec reforça que a qualificação dos seus profissionais permite operações mais precisas e com menos tempo de parada nas plantas de seus clientes.  

Crescimento estimado de dois dígitos no Brasil 

O próprio estande da empresa na Exposibram é carbon free e os materiais usados na criação do espaço serão neutralizados por uma empresa especialmente dedicada ao tema. Mais do que sustentável, o estande está focado na oferta completa de soluções sustentáveis para a mineração: desde as básculas híbridas de metal e borracha para caminhão, que reduzem vibrações e ruídos, até espessadores que diminuem a demanda de água nas plantas de processamento. 

“Estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a cumprirem suas metas de sustentabilidade, mas que também ofereçam maior segurança para os operadores e maior produtividade”, resume Marcelo Motti, vice-presidente de Vendas da Metso Outotec. De acordo com ele, os dois anos de pandemia permitiram que a empresa refinasse o atendimento em campo, com resultados positivos. O executivo, inclusive, avalia um crescimento no Brasil bem acima do planejado para 2022. 

“Enfim, a Metso Outotec mostra sua profunda preocupação com os princípios de sustentabilidade, claramente direcionados na sua estratégia de crescimento para os próximos anos. Todo o time está muito feliz em poder participar e encontrar seus clientes neste importante evento”, finaliza Motti.